Você é um cidadão diretamente responsável pela gestão de áreas verdes urbanas, e se vê na necessidade de realizar uma série de atividades quando envolvem uma árvore: recebe pedidos de plantio, realiza vistorias em campo, insere dados em uma planilha, emite laudos, cuida da muda até o seu crescimento, direciona serviços de adubação, controle de pragas, diferentes tipos podas para adaptação ao ambiente, remoção de árvores em risco de queda e sua base para manutenção da calçada (destoca). As árvores urbanas exigem um cuidado constante e um planejamento adequado para garantir que elas possam crescer e prosperar na paisagem urbana proporcionando os serviços ambientais essenciais para a infraestrutura urbana e qualidade de vida da população.
A falta de acompanhamento dessas árvores ao longo dos anos é onde entra um dos maiores equívocos na gestão de áreas verdes urbanas: sem dados confiáveis e mantidos por 5, 10, 20 anos, não é possível entender a qualidade do crescimento da árvore e o quanto ela contribui individualmente e coletivamente. Depender de planos de arborização impressos a cada 5 anos não é suficiente para ter eficiência na operação, economia de gastos com serviços e decisões assertivas sobre qual espécie plantar, onde, quando e em quais condições.
Um Sistema (software, ou aplicativo) de Arborização Urbana é uma ferramenta poderosa que ajuda a gerenciar e planejar a arborização urbana em áreas públicas e privadas. Ele pode ser usado para coletar, armazenar, analisar e expor dados sobre árvores com ferramentas de geoprocessamento e relatórios em tempo real, permitindo uma estratégia mais clara sobre a priorização dos gastos e serviços. Com isso, todos ganham: cidadãos, prefeituras, prestadores de serviços, agentes públicos de fiscalização, entre outros atores importantes.
Com os avanços tecnológicos, hoje os dados são armazenados na nuvem, permitindo acesso remoto com rapidez, facilidade de compartilhamento, segurança e redução de custos. Um bom Sistema de Arborização Urbana é flexível, permitindo configurar de acordo com as características do cliente como metodologia de inventário e tipos de relatórios necessários para um melhor planejamento.
Com um Sistema de Arborização Urbana, é possível calcular uma variedade de indicadores para um planejamento de curto, médio e longo prazo. Entre eles, podemos destacar o total de árvores ,a quantidade de metro cúbico de copa por habitante, o volume de carbono coletado, a diversidade de espécies e características gerais, indicando também o volume de árvores com risco de queda. São inúmeras possibilidades de indicadores a partir de métodos estatísticos, algoritmos e uso de inteligência artificial que permitam melhores tomadas de decisão.
O aumento da previsibilidade na gestão da arborização urbana reduz riscos não só para as árvores, mas para a população e para a infraestrutura urbana.
Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba as principais novidades sobre tecnologia, política e gestão de arborização urbana.